ABORDAGEM SOCIAL – PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA NOS ESPAÇOS PÚBLICOS

Resumo do serviço: Serviço ofertado, de forma continuada e programada, com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação e rua, dentre outras. O Serviço deve buscar a resolução de necessidades imediatas e promover a inserção na rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia dos direitos.

Requisitos / Documentos necessários: Ser acolhido nos serviços em condições de dignidade; Ter reparados ou minimizados os danos por vivências de violência e abusos. Documento de identificação do usuário abordado pela equipe técnica.

Principais Etapas do Serviço: Proteção social proativa; conhecimento do território; informação, comunicação e defesa de direitos; escuta; orientação e encaminhamentos sobre/para a rede de serviços locais com resolutividade; articulação da rede de serviços
socioassistenciais; articulação com os serviços de políticas públicas setoriais; articulação interinstitucional com os demais
órgãos do Sistema de Garantia de Direitos; elaboração de relatórios.

Formas de Solicitação do Serviço: A equipe recebe ligações e mensagens em whatsApp, e realiza diariamente abordagens nas praças e atende as solicitações do comercio e sociedade em geral, também e realizado abordagens noturna juntamente com a guarda civil municipal.

Previsão de Prazo para Realização do Serviço: O Serviço é continuo de 2ª a 6ª feira sempre no horário de 07:00 as 17:00, a equipe está sempre circulando nos locais públicos onde há a presença dessa população, oferecendo os serviços dentro de cada demanda, e fazendo os encaminhamentos necessários sempre respeitando o direito de ir e vir do ser humano.

Formas de Prestação de Serviço: O Serviço em Abordagem Social na Política da Assistência Social, tem em sua natureza o desafio e a tarefa de olhar para esta pessoa que se encontra em situação de vulnerabilidade e risco, como um ser humano dotado de capacidades internas para se reinventar e construir uma nova vida, se assim ele o desejar.

Dúvidas? Entre em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social https://linhares.es.gov.br/secretaria-municipal-de-assistencia-social/