Acolhimento provisório ou de longa permanência para idosos com 60 anos ou mais.
Resumo do serviço: Serviço de longa permanência para pessoas idosas de ambos os sexos que vivenciaram situação de maus tratos, e/ou vulnerabilidade social.
Requisitos / Documentos necessários: Solicitação de vaga formalizada e acompanhada de Relatório Técnico da Equipe do CREAS, determinação judicial e documento de identificação do usuário.
Principais Etapas do Serviço: Ao ingressar à OSC é realizado atendimento ao idoso visando proporcioná-lo acolhimento digno. Procede-se o atendimento psicossocial/entrevista, para de obter informações acerca da história de vida do(a) idoso(a) e dos seus familiares, visando planejar estratégias de intervenções e elaboração do Plano Individual de Atendimento – PIA.
Após a formalização do acolhimento o(a) idoso(a) passa a residir na OSC, em tempo integral, no ambiente em excelente
condição de salubridade, acessibilidade, segurança e conforto.
Todos (as) possuem cama individual, armários, roupas de cama higienizadas, dentre outros meios materiais conforme as
necessidades individuais. Os quartos são coletivos, com 04 (quatro) camas, conforme dispõe a RDC – Resolução da
Diretoria Colegiada da ANVISA nº 283/2005. Possui armários de uso individual para guarda dos pertences pessoais,
viabilizando a manutenção da privacidade/individualidade. Diariamente, cumpre-se o cardápio prescrito por nutricionista,
ministrando-se 06 (seis) refeições. Diariamente cumprem-se os procedimentos referentes à higienização pessoal (banho, corte
de cabelo, unhas e barba) e inspeção de saúde.
A OSC promove o acesso à rede socioassistencial, aos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e às demais políticas públicas setoriais. Todos os procedimentos são realizados por profissionais capacitados, de acordo com a NOB-RH/SUAS.
Formas de Solicitação do Serviço: Solicitação de vaga formalizada e acompanhada de Relatório Técnico da Equipe do CREAS e determinação judicial.
Previsão de Prazo para Realização do Serviço: Indeterminado.
Formas de Prestação de Serviço: Os serviços ofertados pelo Lar do Idoso Abrigo de Luz estão em conformidade com a Resolução CNAS nº 109, de 11 de novembro de 2009 – Tipificação Nacional de Serviços Sócio assistenciais, Estatuto do Idoso, Lei Federal nº 10.741, de 01 de outubro de 2003, e demais legislações que norteiam a Política Nacional dos direitos da pessoa idosa. Em conformidade com a Tipificação no âmbito da proteção social especial, a referida OSC, proporciona às pessoas idosas, atendimento digno, de forma sistemática e integral.
Dúvidas? Entre em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social https://linhares.es.gov.br/secretaria-municipal-de-assistencia-social/