Cadastramento de famílias no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal.
Resumo do serviço: O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. São consideradas famílias de baixa renda aquelas que possuem renda mensal por pessoa (renda per capita) de até meio salário mínimo (R$ 651,00).
Com o Cadastro Único é possível conhecer a realidade socioeconômica das famílias de baixa renda do DF, a partir de informações sobre todo o núcleo familiar, das características do domicílio, as formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família. Nesse contexto, o Cadastro Único constitui-se em importante ferramenta de apoio à formulação e à implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria de vida dessas famílias, na medida em que reúne um conjunto de dados que permite aos gestores o conhecimento dos riscos e das vulnerabilidades a que a população pobre e extremamente pobre está exposta.
Requisitos / Documentos necessários: As famílias que vivem com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa podem e devem ser registradas no Cadastro Único. Famílias com renda acima desse valor podem ser cadastradas para participar de programas ou serviços específicos, desde que exijam a inscrição no cadastro único e permitam renda superior. Na execução do Cadastro Único o entrevistador precisará de todos os documentos pessoais das pessoas que compõem a família: Identidade, CPF, Título de Eleitor, CTPS, além, do comprovante de renda (para a pessoa que possui renda comprovada), do comprovante de residência e outros.
Principais Etapas do Serviço: Para se inscrever no Cadastro Único a família irá escolher dentro seus componentes familiares um representante familiar para ser o Responsável Familiar (RF) ; ou um Representante Legal (RL) que é uma pessoa que possui atribuição legal para representar, por meio de tutela, curatela ou guarda, uma determinada pessoa ou família que não possua um Responsável Familiar (RF). Uma vez escolhido este providenciará o agendamento da entrevista social. Após a entrevista estes dados irão ser digitados no sistema V7 da CAIXA. Este processo de entrevista poderá ser feito nos formulários impressos e depois
digitados ou diretamente no sistema on line. Desta forma a família terá sua inscrição feita no Cadastro Único. Sua atualização cadastral acontece da mesma forma.
Formas de Solicitação do Serviço: O serviço pode ser solicitado o agendamento através das formas: presencial (na Central do Cadastro Único); via telefone ou WhatsApp (27 98132-1075). O cadastramento é executado na Central do Cadastro Único e nos 07 CRAS de Linhares, além, dos mutirões de atendimento ofertado nas Ações Sociais ou através do Cadastro Único Itinerante.
Previsão de Prazo para Realização do Serviço: O agendamento esta em média máxima de espera de 30 dias, nos CRAS. Na Central esta espera é de 15 dias.
Formas de Prestação de Serviço: O serviço é prestado 100% presencial. Podendo ser demanda espontânea ou busca ativa.
Dúvidas? Entre em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social https://linhares.es.gov.br/secretaria-municipal-de-assistencia-social/