OUVIDORIA GERAL

O que é uma ouvidoria?

Ouvidoria é um espaço que funciona como uma ponte entre a população e a Administração Pública (que são os órgãos, entidades e agentes públicos que trabalham nos diversos setores do governo federal, estadual e municipal). É um serviço aberto ao cidadão para escutar as reivindicações, as denúncias, as sugestões e também os elogios referentes aos diversos serviços disponíveis à população.

A Ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos, analisa, orienta e encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso. Além disso, a partir das informações trazidas pelos cidadãos, a Ouvidoria pode identificar melhorias, propor mudanças, assim como apontar situações irregulares no órgão ou entidade.

Ouvidoria do Município de Linhares?

A Ouvidoria é um órgão da Prefeitura responsável por receber manifestações, como reclamações, denúncias, elogios, criticas e sugestões dos cidadãos e até mesmo de instituições, entidades, Agentes Públicos (políticos ou servidores), a respeito dos serviços e atendimentos realizados pela Prefeitura Municipal de Linhares. É um importante meio de participação da população que utiliza os serviços públicos na administração municipal.

Atenção: a Ouvidoria de Linhares também é responsável pelos pedidos de acesso à informação.

Quem pode se manifestar?

Qualquer pessoa física ou jurídica.

Atenção: no pedido de acesso a informação não existe anonimato.

E se eu quiser fazer um pedido de acesso à informação?

Conforme disposto no art.13 do Decreto Municipal nº 963/2016, o pedido de acesso à informação pode ser realizado:

  1. no protocolo geral;
  2. direto na Ouvidoria/SIC – Físico;
  3. por meio do sistema e-SIC disponibilizado no site da Prefeitura de Linhares, no link “Acesso a Informação”;
  4. pelo telefone da Ouvidoria;
  5. pelo e-mail da Ouvidoria;
  6. por correspondência direcionada à Ouvidoria.

Atenção: A forma ideal de pedido de acesso à informação é pelo SIC-Físico ou e-SIC: https://esic.linhares.es.gov.br/site/index.html?ReturnUrl=%2f

 Qual o prazo para receber a resposta da Ouvidoria?

O prazo para resposta é de 20 (vinte) dias, prorrogáveis por mais 10 (dez) dias, mediante justificativa. Caso não seja possível atendê-lo dentro deste prazo, a ouvidoria deverá informar sobre os encaminhamentos, as etapas e os prazos previstos para uma resposta conclusiva, ou solicitar informações adicionais.

Quais são os tipos de manifestação?

SUGESTÃO: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública federal;

ELOGIO: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;

SOLICITAÇÃO: requerimento de adoção de providência por parte da Administração;

RECLAMAÇÃO: demonstração de insatisfação relativa a serviço público; e

DENÚNCIA: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.

Qual o processo de atuação da Ouvidoria?

  • Recebe e analisa as informações;
  • Identifica e constata sua pertinência;
  • Localiza a área competente;
  • Comunica a existência do problema e requisita esclarecimentos, podendo sugerir soluções;
  • Informa o usuário da solução adotada.

Como posso fazer uma manifestação?

A manifestação pode ser feita de forma presencial, pela Internet ou por telefone.

Endereço: Avenida Augusto Pestana, 790 – Centro (prédio da prefeitura)
Telefones: (27) 3372-6808 e 0800 283 7585
E-mail: [email protected]
Horário de Funcionamento: das 08h às 11h e das 13h às 17h – Segunda a Sexta-feira

Reclamação, sugestão, denúncia, elogio, solicitação: https://linhares.es.gov.br/ouvidoria/

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