NAPS _ NÚCLEO DE ATENÇÃO AS POLÍTICAS DE SAÚDE
Resumo do serviço: Assistência ao cidadão para orientação, diagnóstico e tratamento dos casos de hanseníase.
Requisitos / Documentos necessários:
Documento de identificação com foto, CPF e Cartão do SUS.
Pacientes que apresentam:
– uma ou mais manchas dormentes, esbranquiçadas ou avermelhadas na pele;
– caroços e inchaço no rosto e nas orelhas;
– engrossamento nos nervos dos braços e das pernas.
Principais Etapas do Serviço: Avaliação diagnóstica, vigilância, tratamento, cura da Hanseníase e reabilitação dos casos assistidos.
Formas de Solicitação do Serviço: Demanda espontânea e/ou Guia de encaminhamento da equipe multidisciplinar dos serviços público ou privado.
Previsão de Prazo para Realização do Serviço: Em caso de diagnóstico de hanseníase o tratamento de 06 e/ou 12 meses (Protocolo MS); Critério de Agendamento mediante disponibilidade de vaga.
Formas de Prestação de Serviço:
Acolhimento pela equipe multidisciplinar paciente e/ou responsável;
Consulta de Enfermagem, o exame físico, avaliação dermato-neurológica do paciente e seus contatos;
Baciloscopia (BAAR);
Terapia medicamentosa.
Notificação e acompanhamento de casos no ESUS-VS
Articulação Intersetorial.
Contato: Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde (NAPS)
Rua Governador Bley, S/N, no antigo Hospital Talma – Colina – CEP: 29900-000
3372-2132
3372-2182
Dúvidas? Secretaria Municipal de Saúde: https://linhares.es.gov.br/secretaria-municipal-de-saude/