SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL – RESIDÊNCIA INCLUSIVA MASCULINA

Serviços da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Resumo do serviço: O Serviço de Acolhimento Institucional “Residência Inclusiva Masculina de Linhares”, foi inaugurado em 13 abril de 2019,com funcionamento na Rodovia Dalmácio José Mage, Km 04, Córrego Farias, Linhares- ES, CEP: 29.904-984.
Telefone de contato: (27) 3372-2099. É um equipamento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Seu objetivo é acolher jovens e adultos com deficiência do sexo masculino, na faixa etária de 18 a 59 anos, 11 meses e 29 dias, sem distinção de raça/etnias, residentes no município de Linhares, em situação de dependência, prioritariamente usuários do Benefício da Prestação Continuada – BPC, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar e/ou que estejam em processo desinstitucionalização de instituições de longa permanência, em função do abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidados e proteção, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem.

Requisitos / Documentos necessários: Relatório técnico do CREAS, Laudo médico dos serviços de saúde acessados pelos beneficiários com especificação da deficiência com CID, RG, CPF, Cartão do SUS e Cartão de Vacinação. Caso não tenha, a Equipe Técnica providenciará a emissão.

Principais Etapas do Serviço: Acolhida afetiva, encaminhamentos a serviço de rede (saúde, educação e assistência social), preenchimento da Ficha Individual de Acolhimento, elaboração de Plano de Atendimento Individual, arquivar na pasta individual os documentos, apresentação aos funcionários, demais acolhidos, o ambiente físico e as rotinas, apresentação dos Direitos e
Deveres, realização da interação com os demais acolhidos, atendimento/acompanhamento à famílias, reintegração Familiar.

Formas de Solicitação do Serviço: Encaminhados por formulário ou relatório do CREAS – Centro de Referência Especializados da Assistência Social.

Previsão de Prazo para Realização do Serviço: Indeterminado.

Formas de Prestação de Serviço: Moradia, alimentação, assistência na saúde, educação, esporte e lazer e convivência comunitária.

Dúvidas? Entre em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social https://linhares.es.gov.br/secretaria-municipal-de-assistencia-social/